ANÁLISE DA IMAGEM CONFORME A GRAMÁTICA DESIGN VISUAL



A imagem a seguir foi retirada de um site de propaganda da avon. Ela foi escolhida para a realização desta atividade porque a propaganda é um gênero que, como vivemos em uma sociedade capitalista, está sempre presente no nosso cotidiano e nos diferentes espaços que circundamos. O que nos levou a aderir esta imagem para análise foi a compreensão de que ela faz parte de uma rede comercial que, por sua vez, possui um modo específico de persuadir o público alvo e influenciar ideologicamente emoções, atitudes e opiniões, bem como suas ações. Para tanto, tendo como base para esta análise as perspectivas de análise da Gramática do Design Visual (GDV), esta análise tem como objetivo mostrar como que se estabelece a interação entre texto visual e leitor, de modo a destacar, também, o grau de envolvimento entre ambos.  

Figura: Campanha de cosmético da Avon.

Fonte:https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid=lX2PuVYL&id=CDF4584972C1106E6C814D7BB631939DAD022141&thid=OIP.lX2PuV

A figura acima é uma imagem que possui cores bastante chamativas. Além disso, para chamar mais atenção, a imagem apresenta uma mulher bastante elegante e que possui as seguintes características: negra, de olhos pretos e cabelos cacheados de com rosa e que faz uso do adereço batom que está disposto ao seu redor.  Pelo que se pode perceber esta imagem tem como objetivo divulgar e fazer a propaganda de produtos de beleza da Avon, tal como o batom que oferece um adicional à aparência feminina, contribuindo para realçar a beleza da mulher. Com isso, a imagem oferta ao leitor um universo de possibilidade de pigmentos, dando a oportunidade ao público alvo de fazer a escolha certa de acordo com o tom de pele.

Partindo dessa descrição e do objetivo desta análise, iremos analisa-la na perspectiva da metafunção/interativa, esta que marca a relação entre o texto visual e o leitor. De acordo com a Gramática Design Visual, esta perspectiva possui diferentes modos de marcar esta interação, dentre elas citamos: Olhar/contato, enquadramento/distância social, perspectiva/atitude, perspectiva frontal/objetiva, perspectiva oblíqua/subjetiva, perspectiva vertical/elevada, perspectiva em ângulo baixo, perspectiva no nível do olhar/horizontal. Tendo em vista todas essas perspectivas de analises de imagem apresentada na GDV, iremos nos deter as perspectivas olhar/contato e enquadramento/distância social, buscando mostrar como esta se apresentar e quais a reais intenções do texto visual para com o seu leitor.

 Assim, baseando-se nas perspectivas olhar/contato e enquadramento/distância social, a imagem da figura em questão tem como real intenção persuadir o leitor a comprar os produtos da Avon. Isso é possível de perceber pelo olhar fixamente da mulher exposta no cartaz. Além disso, pela marcação do enquadramento/distância social da imagem, que nos faz perceber o nível de intimidade e subjetividade que o leitor terá ao ter contato com esta. Neste caso, como a imagem se encontra em um plano fechado, o leitor terá maior intimidade e subjetividade para com a imagem. Isso porque o leitor será capaz de falar de acordo com o seu ponto de vista e não com o que lhe é exposto a respeito do que está sendo apresentado na imagem. Conforme a Gramática Design Visual, quanto maior a imagem menor é a intimidade e subjetividade, tendo em vista que a imagem por si só trará todos detalhes e não dá abertura ao leitor para fazer deduções possíveis dela.

Uma outra intenção da imagem analisada, olhando para as perspectivas olhar/contato e enquadramento/distância social, é a de vender o produto. Essa intenção é realizada pelo apelo emocional que está intimamente ligado ao ato de persuadir. Este apelo emocional, de um modo indireto, influencia no comportamento do sujeito a quem se destina a propaganda, neste caso, pelo o que se pode perceber, a mulher.  Para isso, o autor se utiliza de ferramentas que dá credibilidade a propaganda, tal como: a beleza feminina resultante do uso dos produtos presentes no cartaz. É com essa estratégia que o autor do texto marca a sua interação com o leitor e seu grau de envolvimento.

Dessa maneira, de acordo com a análise desenvolvida sob as perspectivas olhar/contato e enquadramento/distância social estabelecida pelo GDV, temos uma imagem de demanda, haja vista que ela faz uma exigência ao leitor. Essas características se torna perceptível, sobretudo, pelo olhar da mulher ao utilizar os produtos da Avon.

Com base no que foi exposto, podemos dizer que as análises desenvolvidas com base na leitura de imagens propostos por Kress e Van Leeuwen (2006) está para além de valores normativos de correção estabelecidos por uma gramática, posto que, de acordo com a Gramática Design Visual, o leitor de uma imagem faz interpretações desta a partir da associação do que ele idealiza à realidade em que vive. Tal interpretação, por sua vez, é desenvolvida de acordo com as experiências vivificada pelo leitor em seu contexto.

REFERÊNCIAS

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid=lX2PuVYL&id=CDF4584972C1106E6C814D7BB631939DAD022141&thid=OIP.lX2PuV



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AFINAL O QUE É INTERTEXTUALIDADE?

ENDOSSAMENTO NA PUBLICIDADE