RESUMO DO TEXTO “PESQUISA TRANSACIONAL MULTIMODAL: ENSINANDO TEXTOS VISUAIS”
RESUMO DO TEXTO “PESQUISA TRANSACIONAL MULTIMODAL: ENSINANDO TEXTOS VISUAIS”
O texto intitulado “pesquisa translacional multimodal: ensinando textos visuais”,
escrito pelos autores Lim-Feie e Tan (2017), tem como objetivo discutir em relação
a teoria que se direciona para analises das estruturas do texto multimodal
voltado para o ensino, sobretudo, o texto visual, tendo em vista que o texto
visual também é um meio pelo qual a linguagem é manifestada e, em razão disso,
a alfabetização desse tipo de texto é necessária.
No que tange a
alfabetização do texto multimodal, Lim-Feie e Tan (2017) ressaltam que o texto
visual foi fortemente difundido pela cultural digital e, em decorrência disso,
é um tipo de texto que está presente no cotidiano do aluno. A título de exemplo eles citam as páginas da
web, a webpages, os links interativos que possuem como características a sua
dinamicidade, essa que auxiliam na transmissão e elaboração de significados
desses tipos de textos. Isso porque, para os autores, os significados de um
texto não são alcançados apenas a partir de um recurso semiótico, mas pelo
conjunto dos recursos audiovisuais. Em vista disso, em uma abordagem multimodal
é levando em consideração os propósitos do texto, o público e o contexto, pois
só assim a alfabetização é possível de ser alcançada.
Nesse processo de
alfabetização de textos multimodais, os autores ressaltam que, na era digital,
é preciso se levar em consideração as formas como eles produzem sentidos, as
verdades que eles fazem circular. Outro ponto é que, com a presença da era
digital, o processo de alfabetização deve ganhar novos direcionamentos,
deixando o tradicional de lado e focar em uma alfabetização multimodal com base
nos textos que circunda o contexto social do aluno, posto que, hoje, é
importante desenvolver alunos cada vez mais crítico e essa criticidade advém
desse contato com textos multimodais.
Com isso, os professores
são desafiados a fazer com que o aluno desenvolva a sua criticidade através
desses textos, haja vista que a alfabetização multimodal busca representar o
conhecimento de forma que faça sentido a partir de várias modalidades de texto
(visual, verbal, sonoros etc). No entanto, para o alcance desse ensino,
principalmente no ensino médio, os autores sugerem que é importante que os
professores se alinhem com outras áreas de aprendizado, o que torna um desafio,
por isso a necessidade de uma pesquisa translacional.
Em visto disso, para a alfabetização em uma abordagem
crítica os autores apontam a importância de se inserir recursos variados de
modo que faça com que o aluno não só se desenvolva criticamente, mas que também
produza textos que possam representar ideias e conhecimento. No entender dos
autores, as áreas como Ver e Representar são acrescidas nesse processo para que,
assim, o professor possa auxiliar o aluno a compreender e ler criticamente
diferentes tipos de textos que se inserem no contexto social do aluno, de modo
a ampliar, por meio das leituras dos textos multimodais, a aprendizagem de
leitura, escrita e fala vista no modo de ensino tradicional. Para isso os professores
precisam de tempo, tendo em vista que o desafio do professor é saber como fazer
com que esse aluno se desenvolva a partir desses textos.
Partindo desse
entendimento, os autores citam a abordagem Sistêmica – Funcional como uma
abordagem que pode ser de fundamental importância para o desenvolvimento dessa
alfabetização, tendo em vista que esta tem como objetivo o ensino das
características dos gêneros explicitamente, as funções dos gêneros adquiridas
por meio das estratégias multimodais, sendo uma delas a da meta-língua. Essa
estratégia diz respeito ao vocabulário que serve de descrição desse tipo de
texto, posto que com esta os alunos compreenderão eficazmente os significados
dos textos visuais e saberão identificar os gêneros dos textos e, como
resultado, se desenvolverão criticamente com base na análise do discurso também
do texto.
Os autores apontam que a
abordagem Sistêmica – Funcional fundamenta-se em três níveis de visualização do
texto visual: encounter, compreensão e visão crítica. O encounter diz respeito
ao engajamento do leitor, ou seja, é o momento em que o estudante reage com
suas impressões sob o texto de modo afetivo, é o momento em que os alunos dão
respostas previas referente ao texto visual, podendo ser elas orais ou
escritas. Enquanto que compreensão é o momento em que o professor orienta a
visão crítica do aluno ancoradas nas metafunções textuais, interpessoal e
ideacional. E, por fim, a visão crítica é o momento em que ele conseguem ler e
produzir textos a partir do ensino.
Tendo em vista esses apontamentos, compreendemos que a alfabetização permitirá ao aluno agir em seu meio social e transformar este meio, haja vista que o texto audiovisual se ele no contexto social do aluno. Dessa maneira, é imprescindível não pensar no ensino de linguagem na escola sem em levar em consideração este tipo de texto.
ANÁLISE DO TEXTO AUDIVISUAL
Partindo dessas
discussões referente ao ensino de texto visual no contexto escolar, iremos
analisar um texto audiovisual do ramo da publicidade afim de mostrar como o
aspecto Mensagem e seus componentes
perfazem todo o texto e corroboram para a compreensão e apreensão deste texto.
Contudo, antes disso, traçaremos algumas discussões a respeito do aspecto Mensagem abordada por Lim- Fei e Tan
(2017).
Lim-Fei
e Tan (2017) apontam que a mensagem se estrutura com base em quatro formas, que
são: propósito, apelativo, representacional e contextual. O propósito da mensagem é definido de
acordo com os objetivos do texto audiovisual, portanto, este propósito pode ser
para educar, entreter e pode estar ligado a aspectos econômicos. Já o apelativo é direcionado pelo poder
razão e emoção, em contrapartida a mensagem representacional pode ser classificada em literal e inferencial. E,
por fim, o contexto que se representa de dois modos: produção
e recepção.
Na
mensagem, segundo os estudos de Lim-Fei e Tan (2017), está contido os três
tipos de persuasão que são: o Ethos, Logos e Phátos que são usadas para apelar e fazer com que o espectador
discuta os significados da mensagem que se dão de modo inferencial e/ou literal.
No que tange ao que se refere aos tipos de persuasão temos O Ethos é o apelo ao sujeito na medida em
que mostra conhecimento e experiência profissional do assunto abordado. Para
isso o autor do texto se vale de elementos discursivos que refletem no caráter
particular do sujeito. O Logos se dá
no nível racional que, para isso, o autor faz uso de provas, fatos dados
estáticos etc. Enquanto que o Phátos é
o apelo as emoções, ou seja, há uma conecção aos sentimentos do público alvo.
Essa conecção é realizada por meio de elementos visual dispostas nos
textos.
Com
base nessas reflexões, no vídeo abaixo iremos mostrar como a Mensagem,
observando todos os elementos que a compõe, como já dito, se estrutura nesse
tipo de texto. Observemos os vídeos abaixo:
No
texto audiovisual observado, o propósito
da mensagem é a econômico, tendo em vista que o objetivo do texto é fazer com
que as pessoas abram uma conta no Banco Itaú. Esse tipo de texto é circulado no
intervalo comercial nos canais televisivos, sobretudo, na rede Globo. Para
atingir este propósito e, principalmente, para reforçar a confiança do banco
Itaú, eles usam a atriz Fernanda Montenegro como autoridade.
No
que tange o aspecto apelativo da
mensagem, o autor utiliza a figura de uma criança que, ao nosso ver, representa
o futuro, a vida nova que, ao abrir uma conta, o banco pode proporcionar. Isso
é perceptível não só no uso da figura da criança, que como estratégia para
sensibilizar as pessoas o autor a coloca, mas também a época do ano novo que,
por sua vez, pode representar novos recomeços e união.
Enquanto
que, no que diz respeito ao aspecto representacional
da mensagem este é compreendido pelo conteúdo literal da mensagem que se baseia
no sentido exposto no texto de forma clara e objeto e inferencial que são as
deduções que os leitores fazem a partir da leitura do texto. O literal é
percebido pela presença da palavra “Itaú” no final do vídeo, e o inferencial pelas
cores que o compõe, neste caso laranja e branco e pela figura da Fernanda e da
criança e os diálogos que se desdobram entre elas.
E,
por fim, o aspecto contextual onde se
expõe a produção e a recepção do texto. No tocante a produção do vídeo, ele foi
produzido em dezembro de 2021 para desejar aos clientes do Itaú feliz ano novo
e que, pelo visto, foi bem recepcionado. Isso pode ser percebido pelas 40mil
visualizações e os 2.437 comentários na página da propaganda. Os comentários
são de elogios tanto do comercial como as personagens envolvidas, bem como se
observa nos trechos abaixo:
“A Fernanda Montenegro faz qualquer um se
emocionar em menos de 2 segundos. Atriz maravilhosa! ” (Clair Frois) ”
“Respeito, Amor, Esperança... TDS OS
SENTIMENTOS QE UM BANCO NUUUNCA TERA PELO SER HUMANO. POÉTICO NEH.... VAMO
ACORDAH MEU POVO...” (Valkiria Lyns)
“O passado e o futuro juntos, um com a
sabedoria de quem já presenciou, Fernanda, o outro, com a expectativa de quem
vai viver, Alice. Idéia maravilhosa desse comercial. Parabéns!!!” (Diva)
Com base no que foi discutido e no que foi visto na análise do texto audiovisual, consideramos que o texto multimodal se faz presente no âmbito comercial, assim como em outros espaços que circunda o sujeito. Dessa forma, ensina-lo no contexto escolar, é de fundamental importância, pois, a partir desse contexto, o aluno pode se desenvolver criticamente e uma vez crítico ele poderá abstrair os sentidos desse texto, bem como construí-lo.
REFERÊNCIA
Lim-Fei,
V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts.
In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality:
Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017
Parabéns pela análise
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